“A criança aprende efetivamente
quando relaciona o que aprende com seus próprios interesses”. (ROSSINI,2003)
O uso do gênero textual
prescritivo em sala de aula, no caso, a receita culinária, é adequado para o
ensino de conteúdos importantes não apenas de linguagem, mas também conteúdos
relacionados com a alimentação, hábitos familiares, desenvolvimento de
habilidades de criação, etc.
A aula que realizei em dois dias, teve
como objetivos: desenvolver a integração e a descontração entre os alunos;
explorar o conhecimento de mundo deles; ampliar a capacidade escrita
a partir de textos não-verbais; fazer com que os alunos sejam capazes de
decodificar o gênero receita e aprender a atuar nas situações de escolha em
grupos.
Trabalhei as receitas: Cocadas de coco e tapioca com coco. Usando ingredientes que eles tinham. Na minha sala deu certo, eles amaram!!! Na aula seguinte, pedi que fizesse um pequeno relato e o legal é que não colocaram obstáculo e até me surpreendi com o que escreveram, escreveram que tinha sido muito legal a aula, aprenderam muito e que esperavam que tivesse mais outras vezes. Muito me alegrei!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário