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terça-feira, 22 de maio de 2012

Trabalhando a execução de receitas


“A criança aprende efetivamente quando relaciona o que aprende com seus próprios interesses”. (ROSSINI,2003)
     O uso do gênero textual prescritivo em sala de aula, no caso, a receita culinária, é adequado para o ensino de conteúdos importantes não apenas de linguagem, mas também conteúdos relacionados com a alimentação, hábitos familiares, desenvolvimento de habilidades de criação, etc.
     A aula que realizei  em dois dias, teve como objetivos: desenvolver a integração e a descontração entre os alunos; explorar o conhecimento de mundo deles; ampliar  a capacidade escrita a partir de textos não-verbais; fazer com que os alunos sejam capazes de decodificar o gênero receita e aprender a atuar nas situações de escolha em grupos. 






     Trabalhei as receitas: Cocadas de coco e tapioca com coco. Usando ingredientes que eles tinham. Na minha sala deu certo, eles amaram!!! Na aula seguinte, pedi que fizesse um pequeno relato e o legal é que não colocaram obstáculo e até me surpreendi com o que escreveram, escreveram que tinha sido muito legal a aula, aprenderam muito e que esperavam que tivesse mais outras vezes. Muito me alegrei!!!

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