Páginas

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Ampulheta


     Descrição: selecionar duas garrafas iguais. Colocar areia em uma delas, colar as duas tampas. Fazer um furo nas tampas já coladas. Fechar as duas garrafas com as tampas. Medir o tempo (usando o relógio) em que a areia passa de um recipiente para o outro. Anotar nas extremidades dos dois recipientes o tempo.

     Exploração: como a ampulheta é um instrumento de medida ela pode ser usada para que a criança observe o tempo que leva para a areia passar de um recipiente para o outro, ou pode servir de apoio aos jogos, controlando o tempo das tarefas.
     Além de estimular a noção de tempo, a ampulheta ou relógio de areia, pode ser usada como uma estratégia de leitura. Mas como? Pedi para que a turma fizesse a leitura de um texto em casa que na aula seguinte iríamos fazer uma atividade diferente.  Confeccionei a ampulheta na sala de aula, expliquei a origem e para que era usada. Eles acharam legal, em seguida propus que cada aluno tentasse fazer a leitura do texto que recomendei para ler em casa usando o menor tempo possível, antes que a areia da ampulheta passasse de uma parte para a outra. Para facilitar, a leitura era de um poema, que alguns se encarregaram de memorizar. Acho essa atividade interessante, porque alguns alunos ao começarem a aprender a ler, ficam no vício de ler palavra por palavra, e nisso se acostumam. Gostei do resultado, eles ficam empogados para lerem no menor tempo possível e terminam lendo não como uma forma de obrigação. Isso é só para mudar a nossa rotina! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário