Descrição: selecionar
duas garrafas iguais. Colocar areia em uma delas, colar as duas tampas. Fazer
um furo nas tampas já coladas. Fechar as duas garrafas com as tampas. Medir o
tempo (usando o relógio) em que a areia passa de um recipiente para o outro.
Anotar nas extremidades dos dois recipientes o tempo.
Exploração: como a ampulheta é um instrumento de medida ela pode ser usada para que a
criança observe o tempo que leva para a areia passar de um recipiente para o
outro, ou pode servir de apoio aos jogos, controlando o tempo das tarefas.
Além de
estimular a noção de tempo, a ampulheta ou relógio de areia, pode ser usada
como uma estratégia de leitura. Mas como? Pedi para que a turma fizesse a
leitura de um texto em casa que na aula seguinte iríamos fazer uma atividade
diferente. Confeccionei a ampulheta na
sala de aula, expliquei a origem e para que era usada. Eles acharam legal, em
seguida propus que cada aluno tentasse fazer a leitura do texto que recomendei
para ler em casa usando o menor tempo possível, antes que a areia da ampulheta
passasse de uma parte para a outra. Para facilitar, a leitura era de um poema,
que alguns se encarregaram de memorizar. Acho essa atividade interessante,
porque alguns alunos ao começarem a aprender a ler, ficam no vício de ler palavra
por palavra, e nisso se acostumam. Gostei do resultado, eles ficam empogados
para lerem no menor tempo possível e terminam lendo não como uma forma de
obrigação. Isso é só para mudar a nossa rotina!
Nenhum comentário:
Postar um comentário