Surgiu da observação de
que muitas crianças aprendiam a ler a partir da “leitura” de textos que já
sabiam de cor (músicas, poemas, listas de nomes de familiares e amigos e outros
textos de conteúdo conhecido).
A observação dessa prática motivou a proposta de
organizar um caderno de leitura contendo diferentes tipos de textos conhecidos
das crianças, como apoio à alfabetização.
Fiz
um caderno para cada aluno usando papel de oficío, entreguei-os e, a cada
semana uma ou duas vezes escrevemos um gênero textual. É legal sempre está frisando o gênero que está sendo
escrito, ele pode ser escrito diretamente na lousa ou ditado pelo professor. É
legal também propor que quem encontrar um gênero diferente ou que achou
interessante traga para sala de aula para que todos os colegas escrevam em seus
cadernos. Dependendo do nível da turma pode ser sugerido que escrevam a cada
semana um gênero textual qualquer e faça a leitura. Detalhe: até quem não gostava de lê e escrever, está começando gostar, inclusive foi um dos tais que deu nome ao título do livro. Estou com um grande desafio, mas não posso desanimar!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário