Páginas

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Caderno de escrita e leitura


      Surgiu da observação de que muitas crianças aprendiam a ler a partir da “leitura” de textos que já sabiam de cor (músicas, poemas, listas de nomes de familiares e amigos e outros textos de conteúdo conhecido).
      A observação dessa prática motivou a proposta de organizar um caderno de leitura contendo diferentes tipos de textos conhecidos das crianças, como apoio à alfabetização.
      Fiz um caderno para cada aluno usando papel de oficío, entreguei-os e, a cada semana uma ou duas vezes escrevemos um gênero textual. É legal  sempre está frisando o gênero que está sendo escrito, ele pode ser escrito diretamente na lousa ou ditado pelo professor. É legal também propor que quem encontrar um gênero diferente ou que achou interessante traga para sala de aula para que todos os colegas escrevam em seus cadernos. Dependendo do nível da turma pode ser sugerido que escrevam a cada semana um gênero textual qualquer e faça a leitura. Detalhe: até quem não gostava de lê e escrever, está começando gostar, inclusive foi um dos tais que deu nome ao título do livro. Estou com um grande desafio, mas não posso desanimar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário