O tangran é um material creio que hoje, quase acessível à
todos. O tangram é um
quebra-cabeça de origem chinesa, praticado há muitos séculos em todo o Oriente.
Segundo a lenda, o jogo surgiu quando um monge chinês deixou cair uma porcelana
quadrada, que se partiu em sete pedaços – daí seu nome, que significa “ tábua
das sete sabedorias” ou “tábua das sete sutilezas” .
O Tangram
é útil para: desenvolver o raciocínio lógico e geométrico (habilidades de
visualização, percepção espacial e análise das figuras); e praticar as relações
espaciais e as estratégias de resolução de problemas. É um antigo jogo chinês
formando um quebra-cabeça que pode ser utilizado como recurso didático bastante
eficaz.
Ao
contrário de outros quebra-cabeças ele é formado por apenas sete peças com
formas geométricas resultantes da decomposição de um quadrado, que são: 2
(dois) triângulos grandes; 2 (dois) triângulos pequenos; 1 (um) triângulo
médio; 1(um) quadrado; 1(um) paralelogramo. Com estas peças é possível criar e
montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras,
números, figuras geométricas e outros. Com o uso do tangram podemos trabalhar a
identificação, comparação, descrição, classificação e desenho de formas
geométricas planas, visão e aspectos de figuras planas, exploração de
transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras,
abrangência das propriedades das figuras geométricas planas, reprodução e
resolução de problemas usando padrões geométricos. Este quebra-cabeça pode ser
utilizado como material didático nas aulas de Artes e nas de Matemática.
Através
dos jogos os educandos têm a oportunidade de construir conceitos matemáticos,
empregar diversas táticas para resolver problemas, ampliar o cálculo mental e o
raciocínio lógico-matemático.
Só o fato
de deixarmos esse material ao alcance da criança, estimulando o manuseio,
ajudará muito na sua formação. Pense nisso!
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